Sobre mim

Defino-me como benfiquista, defensor da justiça e da verdade desportiva. Condeno qualquer tipo de tráfico de influências, corrupção e violência, seja praticada pelo FC Porto, SL Benfica, ou qualquer outro clube. Não aceito vitórias a qualquer custo. Honestamente, depois de 30 anos de actos indignos por ele praticados, tantos casos claros como a água (imagino as manobras que desconhecemos, certamente combinadas sem telefones, cara a cara em boites, restaurantes e em casa de Pinto da Costa), custa-me a entender como alguém defende e se orgulha desse senhor.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Personagens - Fernando Barata

A reportagem foi publicada no jornal inglês ‘The Independent’, a 15 de Novembro de 1996... Conta a história de uma tentativa de corrupção levada a cabo por Fernando Barata, então presidente do Farense, em nome do FC Porto. Objectivo era comprar uma vitória no jogo com o Aberdeen, nas competições europeias...
O Aberdeen e Alex Ferguson foram associados, de forma involuntária, a um escândalo de suborno que está a causar polémica nos jornais portugueses.
A polícia portuguesa questionou o empresário, que tentou corromper um árbitro romeno, em nome do FC Porto, há 12 anos, antes de uma meia-final da Taça das Taças, contra o Aberdeen, numa altura em que o técnico do Manchester United estava no comando dos escoceses.
Fernando Barata, proprietário de um hotel e presidente de outro clube (Farense), alegou que o FC Porto lhe pediu para falar com o árbitro antes do jogo da primeira mão. O objectivo era conseguir uma vitória por 3-0 a favor do FC Porto. No entanto, não foi revelada a verba prometida. O FC Porto ganhou as duas mãos, por 1-0.
O FC Porto negou as acusações, mas a UEFA, o organismo que rege o futebol europeu, tem procurado uma explicação junto da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro Ioan Igna reclama inocência de diz que desconhece as tentativas de suborno.
"Estou totalmente supreendido com as acusações", disse Igna, em Bucareste. "Não conheço essa pessoa que está a fazer a denúncia e nunca tinha falado com ela", acrescentou.
O FC Porto terá oferecido ao árbitro, como troca de favores, viagens de avião, hospedagem em Portugal e alimentação. Igna não confirma: "Deram-me um relógio, uma pequena bandeira e um emblema. Nada mais”.
O Sindicato de Jogadores solicitou de imediato uma investigação sobre as acusações, uma vez que estava em causa "uma ameaça à imagem e credibilidade" do futebol português.
Esta história, contada pelo jornalista Rupert Metcalf, em 1996, é mais um dos inúmeros episódios de tentativas de corrupção que nunca foram provados.

Sem comentários:

Enviar um comentário